Aqui você verá o resumo de cinco trabalhos maker feitos pelos alunos do 1º ano do IFC


Trabalho 1: Makey-Makey

Integrantes: Francisco, Camila, Larissa, Amabile e Camile.

O nome Makey Makey vem de Make + Key, ou seja, Fazer + Tecla. O dispositivo foi criado pelos inventores norte-americanos Jay Silver e Eric Rosenbaum.O Makey Makey é um kit simplificado para que objetos cotidianos virem touchpads. Funciona conectando uma placa de circuito ao computador que age como teclado, fazendo com que os mais inusitados objetos condutivos formem circuitos, realizando as ações programadas. Uso de cabo mini USB, garras jacaré e um microcontrolador Atmega32u4.



Trabalho 2:Sensor de luminosidade

Integrantes: Guilherme Pozzan e Pedro Paulo

O sensor de luminosidade é um sensor que terá a funcionalidade de medir a quantidade de luz em um ambiente. Neste projeto, os alunos desenvolveram um led que acendia e apagava conforme a quantidade de luz no ambiente. Além do sensor, do led e do código, foi utilizado também uma placa Arduino Uno, que transmitia as ordens, um cabo Arduino Uno, que transmitia o código para a placa Arduino, uma protoboard para conectar os elementos, fios Jumper macho-macho para passar energia e informações e resistores de 220 e 10k Ohm, ambos para transformar a energia.



Trabalho 3: Raspberry

Integrantes: Leonardo Rohling, Felipe Buttchevitz, Clara Rodrigues, Davi Lima e Maria Santana.

O Raspberry Pi é um mini computador, semelhante a um PC ou notebook qualquer. A diferença é que esse dispositivo é compacto e possui todos os principais componentes de um computador em uma pequena placa do tamanho de um cartão de crédito. O Raspberry Pi serve para quem quer montar um computador caseiro. Assim como um notebook ou um desktop. Você pode conectar este mini computador a um monitor, um teclado e um mouse e ele vai funcionar como um PC “quase” normal. Dizemos quase normal pois ele é bem mais limitado do que um computador completo.



Trabalho 4: Arduino, semáforo para carros e pedestres.

Integrantes: Guilherme Ricci, Alice Pereira, Jhonatan Matheus, Kallyandra Gorisch e João Cervi

Para esse projeto foram necessários:

2x led vermelho 5mm;
2x LED verde 5mm;
1x LED;
5x resistores 220 Ohm;
1x protoboard;
11x jumper macho-macho;
1x cabo USB;
1x placa Uno;

Como o projeto deve funcionar:

Trabalho 5:O uso do Bluetooth

Integrantes: Rian, Fernanda, Giovana, Taynan, Thalia.


O que é?


O sistema de comunicação é realizado de forma pessoal e sem fio, ou seja, ela é feita apenas localmente entre dispositivos. Ele utiliza uma frequência de rádio de ondas curtas (2.4 GHz) para criar conexão entre dispositivos que possuem a mesma frequência.
Placa arduino com Bluetooth: com o Arduino é uma forma mais prática e barata de enviar e receber informações de forma remota. Deve-se prestar muita atenção ao nível de sinal usado pelo módulo para a comunicação serial. Alguns módulos trabalham com 5v, outros trabalham com 3.3v. é preciso então utilizar um divisor de tensão, e sempre evitar danos no componente. Há diversos divisores de tensão profissionais disponíveis no mercado.